Ultrassonografia doppler de artérias carótidas e vertebrais

Carótida é o nome das artérias do pescoço e Doppler refere-se à tecnologia de geração de ondas sonoras utilizada para detectar se há alguma alteração nessas artérias.

Sendo assim, o Doppler de carótida é um tipo de ultrassom, um exame de diagnóstico por imagem, que examina as artérias carótidas localizadas no pescoço. É um teste não invasivo onde não há exposição à radiação para o paciente. Ele utiliza ondas sonoras para detectar o estreitamento das artérias ou potenciais bloqueios causados por placa.

Qual a importância de realizar esse exame? As grandes artérias carótidas fornecem sangue ao cérebro. Essas artérias podem se estreitar devido a aterosclerose ou outras causas e impedir o fluxo sanguíneo, o que pode levar a um ataque isquêmico transitório (um acidente vascular cerebral de pequeno porte) ou acidente vascular cerebral (AVC). Dessa forma, pacientes com risco aumentado por aterosclerose acelerada pela idade e fatores de risco devem fazer esse exame para seguimento e estratificação do seu risco cardiovascular.

BLOG E NOTÍCIAS