Você sabe o que faz um cardiologista e quando é importante procurar esse especialista?
O cardiologista é o profissional responsável por se ocupar da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.
De uma maneira geral, podemos dizer que o cardiologista realiza consultas com o paciente, faz uma análise do seu histórico familiar, solicita exames e verifica os seus resultados. E, quando necessário, esse especialista realiza a intervenção cirúrgica, mas para isso, ele precisa ter especialização em cirurgia cardiovascular.
Um cardiologista pode atuar em diversas frentes, como em consultórios e clínicas particulares ou públicas, em hospitais e casas de saúde gerais ou especializados somente em cardiologia, e também em grupos multidisciplinares de especialidades médicas.
Dentro da Cardiologia, existem algumas subespecialidades:
a Ecocardiografia, Arritmias, Valvopatias, Ergometria e a Hipertensão Arterial são algumas delas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo todo, correspondendo a 31% dos óbitos. Entretanto, a maior parte dessas doenças pode ser prevenida apenas com uma mudança nos hábitos de vida e o cardiologista é o melhor profissional para orientar você nessa jornada.
Sendo assim, o melhor momento para agendar uma consulta com um cardiologista varia de pessoa para pessoa.
Pessoas que não apresentam sintomas
O melhor momento para procurar o cardiologista depende da presença ou não de fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que podem estar relacionados a:
Quando há a presença desses fatores de risco, é recomendável que os homens façam a primeira visita ao cardiologista aos 30 anos e as mulheres aos 40. Na ausência deles, a consulta inicial pode ser aos 45 anos para os homens e aos 50 para as mulheres.
Pessoas que apresentam sintomas de doenças cardiovasculares
A consulta é recomendada independentemente da idade quando existem sintomas como:
Crianças e adolescentes
A avaliação com o cardiologista é recomendada para crianças e adolescentes quando:
Pessoas que vão iniciar uma atividade física
Apesar de os exercícios físicos serem fundamentais na prevenção de doenças cardiovasculares, o seu início repentino pode oferecer alguns riscos. Por isso é importante fazer uma avaliação com o cardiologista antes de começar a prática.
Agora que você já sabe o que faz e quando procurar um cardiologista, agende a sua consulta com a Dra. Andressa Moreira para averiguar como anda a saúde do seu coração!