Um cardiologista é o médico responsável por tratar das doenças do coração, além de outros componentes do sistema circulatório. Isso porque a especialidade Cardiologia engloba tratamentos que visam a melhor condução e distribuição de várias substâncias essenciais do coração e dos vasos sanguíneos e linfáticos para os tecidos do corpo, assim como a remoção de substâncias prejudiciais aos mesmos.
Dentre as principais doenças tratadas por um cardiologista estão:
Especialista em Clínica Médica, Cardiologia e em Ecocardiografia/Ecocardiografia Avançada pela UNIFESP, a Dra. Andressa Moreira possui habilidades para tratar doenças como:
Doença Aterosclerótica
Considerada a principal causa de morte prematura. As consequências e complicações agudas da aterosclerose são: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), ataques isquêmicos transitórios (AITs), ruptura de aneurismas de aorta abdominal e isquemia aguda por doença arterial periférica.
Arritmias Cardíacas
Cerca de 50% dos pacientes cardíacos morrem de morte súbita devido a arritmias cardíacas. Essa doença é caracterizada por ritmo irregular dos batimentos cardíacos, que podem ser muito lentos (menor que 50 batimentos por minuto) ou muito rápidos (superior a 100 batimentos por minuto).
Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é caracterizada por pressão arterial persistentemente alta nas artérias. Ela é considerada como o fator de risco evitável mais comum para doenças cardiovasculares (doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, fibrilação atrial e doença arterial periférica).
Doença Valvar
As doenças que acometem as valvas cardíacas (mitral, aórtica e tricúspide pulmonar) são potencialmente graves e possuem apresentação clínica bastante variável. Enquanto muitos pacientes podem apresentar-se assintomáticos por décadas, outros exibem sintomas fulminantes de insuficiência cardíaca.
É importante prestar atenção aos sinais do seu corpo. Caso apresente sintomas como cansaço constante e dor no peito, é importante agendar uma consulta com um cardiologista.
Pessoas que já tiveram alguma doença diagnosticada, como arritmia ou insuficiência cardíaca, devem visitar o médico a cada seis meses ou sempre que o médico pedir novos exames ou realizar ajustes de tratamento.
Homens que apresentarem fatores de risco precisam começar a seguir orientações dos médicos a partir dos 30 anos de idade e as mulheres precisam procuram assim que completarem 40 anos.
As mulheres que não apresentam fatores de risco devem fazer acompanhamento a partir dos 50 anos e os homens ao completarem 45 anos.
O fator de risco significa chance mais alta de desenvolver problemas de coração e alguns deles são: obesidade, ser fumante, colesterol elevado e ser sedentário. Quanto mais fatores de risco a pessoa tiver, maiores são as chances de um problema aparecer.
Agora que você já sabe quais doenças são tratadas por um cardiologista, agende a sua consulta com a Dra. Andressa Moreira para averiguar como anda a saúde do seu coração!