Doença valvar

As doenças que acometem as valvas cardíacas (mitral, aórtica e tricúspide pulmonar) são potencialmente graves. São elas:

• Insuficiência aórtica: incompetência da valva aórtica;
  • Estenose aórtica: estreitamento da valva aórtica;
  • Insuficiência mitral: incompetência da valva mitral;
  • Estenose mitral: estreitamento do orifício mitral;
  • Prolapso da valva mitral: abaulamento das cúspides da valva mitral para o átrio esquerdo;
  • Insuficiência pulmonar: incompetência da valva pulmonar;
  • Estenose pulmonar: estreitamento da via de saída pulmonar;
  • Insuficiência tricúspide: incompetência da valva tricúspide;
  • Estenose tricúspide: estreitamento do orifício tricúspide.

Essas doenças possuem apresentação clínica bastante variável. Muitos pacientes podem apresentar-se assintomáticos por décadas, enquanto outros exibem sintomas fulminantes de insuficiência cardíaca, justificando até intervenções cirúrgicas de emergência.

Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, a doença valvar ainda é causada principalmente por doenças reumáticas do coração.

Seu diagnóstico é feito embasado em um minucioso exame clínico e o Ecocardiograma transtorácico inicialmente podendo ser complementado pelo Ecocardiograma transesofágico.

O tratamento dos pacientes com doença valvar também sofreu importantes alterações nas últimas décadas com o desenvolvimento de intervenções minimamente invasivas, como comissurotomia mitral percutânea ou implante de válvula aórtica transcateter. Embora a carga geral da doença valvular seja de interesse para a saúde pública, existem diferenças importantes na apresentação clínica, prognóstico e tratamento de cada paciente de acordo com a localização e o tipo de doença valvular (estenose ou regurgitação) .Essas diferenças justificam a avaliação separada de cada tipo de doença valvar.