Sete abordagens para manter o coração saudável:
- Seja ativo
- Mantenha um peso saudável,
- Aprenda sobre colesterol,
- Não fume,
- Faça uma dieta saudável para o coração,
- Mantenha a pressão arterial normal
- Aprenda sobre açúcar no sangue e diabetes mellitus.
De acordo com a American Heart Association (AHA), as doenças cardiovasculares, que incluem doença arterial coronariana, pressão alta, derrame e insuficiência cardíaca, continuam sendo a principal causa de morte nos Estados Unidos e no mundo. Nos Estados Unidos, em 2014, observou-se que 1 em cada 3 adultos apresentava alguma forma de doença cardiovascular.
Devido a essa alta prevalência, a American Heart Association definiu “saúde cardiovascular ideal”. Isso é definido como a ausência de doença e a presença de sete fatores e comportamentos essenciais de saúde chamados “Vida Simples 7”.
Essas sete métricas são:
- Uma pressão arterial ideal com valores de <120/80mm Hg
- 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa a cada semana
- Colesterol total <170 mg/dL
- Um índice de massa corporal inferior a 25
- Ausência de histórico prévio de uso de tabaco
- Glicemia no sangue <100mg/dL
- Incorporação de quatro dos cinco componentes de uma dieta saudável. Isso inclui: quatro a cinco xícaras de frutas e legumes por dia, duas ou mais porções de peixe como salmão por semana, menos de uma latinha de refrigerante por semana, três ou mais porções de grãos integrais por dia e menos de 1.500 mg de sódio por dia.
Essas recomendações para a saúde cardiovascular ideal são aplicáveis a todos os indivíduos, mesmo aqueles com uma doença cardiovascular diagnosticada anteriormente. No entanto, para que indivíduos com doença cardiovascular tenham e mantenham a saúde cardiovascular ideal, também é importante o acompanhamento regular de um especialista em cuidados cardiovasculares, como um cardiologista.
O acompanhamento regular oferece uma oportunidade para que seja realizada uma avaliação completa da saúde cardiovascular. Isso inclui não apenas o reforço das recomendações de estilo de vida da AHA, mas a obtenção de exames laboratoriais apropriados para avaliar o colesterol e a glicemia entre outros agravantes do risco cardiovascular.
O acompanhamento regular também oferece uma oportunidade para a detecção de sinais e sintomas sutis que podem indicar progressão da doença. As doenças cardiovasculares são insidiosas e muitas vezes a progressão é lenta. Frequentemente, pacientes com doença cardiovascular não percebem alterações nos níveis de atividade ou na forma como podem compensar esses sinais e sintomas sutis.
Além disso, o acompanhamento regular permite uma oportunidade de diálogo onde o médico descobre os sintomas sutis que podem sugerir o avanço da doença, para que seja possível intervir para prevenir uma condição de piora. O acompanhamento regular também pode incluir exames cardíacos de rotina para detectar a progressão da doença.