Ecocardiograma

É um exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens que permitem avaliar todas as estruturas do coração e seu funcionamento: forma, tamanho e espessura do órgão, entrada e saída do sangue através das valvas, analisar se as válvulas estão funcionando bem, abertura e fechamento, se há espessamento e calcificações, alterações frequentes na idade avançada, avalia existência de massas e tumores, consegue visualizar alterações quando há existência de sopros, cicatrizes de infarto, doenças congênitas (aquelas ditas “de nascença”), alterações de contração (coração fraco), entre outros aspectos.

Avalia tamanho das câmaras, capacidade do coração bater e se encher de sangue. Avalia líquidos ao redor do coração, chamados derrames pericárdicos, e avalia a sua repercussão hemodinâmica no paciente.

É imprescindível no diagnóstico de cansaço, falta de ar e sensação de sufocamento nos pacientes hipertensos, diabéticos ou com algum outro fator de risco cardiovascular. É fundamental para pacientes de todas as idades, é indolor e não invasivo.

Ele deve ser realizado por um cardiologista com residência médica nesse exame, pois tem grande responsabilidade em dizer sobre a saúde do coração. O profissional pode avaliar a gravidade do infarto e suas complicações pós infarto, avaliar se há insuficiência cardíaca, coração fraco, inchado ou grande, como é popularmente chamado.

Avalia também doenças como aneurismas de aorta, que se trata da dilatação da aorta, vaso conectado ao coração que é diagnosticada por aumento do diâmetro da mesma e que pode se romper, ocasionando a dissecção de aorta, doença grave e fatal. É exame obrigatório e de rotina nos pacientes cardiopatas.