Holter 24h

O eletrocardiograma ambulatorial, conhecido como Holter, é um teste não invasivo, amplamente utilizado para avaliar o ritmo cardíaco, resposta às medicações, funções do marca passo e cardiodesfibrilador implantável, isquemia miocárdica e pode relacionar os sintomas como batedeira e palpitações ocasionadas pelo aumento da frequência cardíaca com alterações eletrocardiográficas, onde o paciente escreve em um diário a que horas ocorreram os sintomas e suas características.

Ele ainda é capaz de avaliar fatores prognósticos e avalia a variabilidade da frequência cardíaca.

Para realizar este exame de extrema importância, o paciente deve vir à clínica de banho tomado, não usar perfumes, cremes hidratantes ou sabonetes irritantes no dia da instalação.

Em pacientes do sexo masculino é necessário depilar os pelos no local onde serão colocados os eletrodos e micropore e não usar produtos como creme de barbear. O paciente não pode tomar banho com o aparelho. Após retirado, o paciente não deve se expor ao sol nos locais onde foram colocados os eletrodos.

O tempo ideal de gravação mínimo é de 18h e se torna eficaz quando consegue correlacionar sintomas com alterações eletrocardiográficas.